50º aniversário do Dia da Terra

Earthrise, AS8-14-2383HR, NASA. Fotografia: William Anders, 1968

Prezados,

hoje, no 50º aniversário do Dia da Terra, Halac traz uma reflexão de um dos mais importantes pensadores latino-americanos da atualidade. O mexicano Enrique Leff é um dos intelectuais mais reconhecidos no campo da ecologia política e questões ambientais sob uma perspectiva interdisciplinar. Leff é pesquisador e professor da Universidade Nacional Autônoma do México e foi coordenador da Rede de Treinamento Ambiental do PNUMA para a América Latina e o Caribe.

Neste ensaio, escrito especialmente para Halac, em comemoração aos 50 anos do Dia da Terra, Leff nos apresenta uma reflexão sobre os novos desafios que passamos a enfrentar com a pandemia na perspectiva da crise ambiental e civilizacional da humanidade. Como afirma Leff, “é um texto prematuro, porque ainda está em gestação devido à natureza sem precedentes do evento e ao futuro da pandemia”. Reforçamos também que o ensaio não é um texto estritamente acadêmico ou meramente jornalístico, mas um “incentivo à reflexão” sobre os dilemas da humanidade diante da pandemia do COVID19.

Enrique Leff.

“A Cada Quien su Virus La Pregunta por la Vida y el Porvenir de una Democracia Viral”

Compartir...
Publicado en Pensamientos y Frases.

Cuba, La Habana. Investigador del Centro de Investigaciones Pesqueras, doctor en Ciencias en el Uso, Manejo y Preservación de los Recursos, y maestro en Ciencias del Agua.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *